Eu passei vários anos sentindo dores insuportáveis nas costas. Elas pareciam que nunca iam passar e não havia remédios que fizessem passar. Após conversar com vários médicos e fazer uma profunda pesquisa em publicações de especialistas americanos, consegui entender por que sentimos dores nas costas e quais são os tipos de dores nas costas.
Primeiramente, precisamos entender que existem vários motivos para sentirmos sentimos dores nas costas. A verdade é que a coluna é um sistema complexo de interligação dos ossos e juntas, chamadas vértebras. A coluna vertebral se estende da base de nosso crânio até o cóccix. Portanto, as causas podem ser as mais diversas, como estruturais, muscoloesqueléticas, nervosas, entre muitas outras.
A maioria das pessoas sentem mais dor na parte inferior. Mais de 80% da população terá isso ao menos uma vez na vida. Isso tende a ocorrer em pessoas mais velhas e pode aumentar com a idade, mas, claro que, qualquer um pode conseguir um problema nas costas por lesão. A prevalência varia com gênero. Mulheres são mais propensas a ter dor na parte inferior da coluna, dor nos nervos ciáticos que corre atrás para baixa até as pernas.
Lesão é a causa mais comum das dores nas costas. Isso é frequentemente relacionado a pegar peso de uma maneira que prejudique a coluna, os nervos ou os músculos da região. Por exemplo, muitas pessoas, ao tentar levantar um objeto pesado, se curva com os braços esticados e força puxar o objeto em direção ao seu peito. Isso tenciona o músculo, especialmente na lombar.
Leia: 10 passos para levantar objetos pesados corretamente
As causas de dores nas costas podem ser amplamente classificadas como relacionadas a:
– Estrutura
– Dores musculares
– Dores nos nervos
– Inflamação, que é causado por artrite
No meu caso, eu desenvolvi uma inflamação no nervo por carregar peso do jeito errado. No meu trabalho, muitas vezes, preciso carregar as encomendas que chegam e despachar outras e, nem sempre são leves. De tanto carregar do jeito errado, certo dia, acordei e não suportava a dor. Além disso, descobri outros fatores que podem piorar a dor:
Falta de cuidado com a saúde
Precisamos prestar muita atenção em nossa alimentação e praticar algum tipo de atividade física, pois isso pode ajudar nosso corpo a se recuperar mais rápido, além de fortalecer nossos músculos.
Leia: 10 alimentos para aliviar dor nas costas
Estar acima do peso
A gordura é um peso extra, já que carregar esse peso pode acabar forçando nossas costas. Além disso, ter músculos frágeis nos torna mais propensos a lesionar.
Vários problemas de saúde
Alguns tipos de artrites e câncer podem causar dor nas costas. Osteoporose, que enfraquece os ossos, pode também resultar em fraturas, esporão ósseo e outras mudanças estruturais que podem causar dor.
Fumar
Isso mesmo! Fumar agride nosso corpo muito mais do que pensamos. Lesões ósseas em fumantes demoram cerca de duas a três vezes a mais para curar, em comparação a não-fumantes. Uma das razões pode ser a que os fumantes não circulam muito bem os nutrientes pelo organismo, isso inclui os ossos. Com o avanço da idade, nossos ossos podem se tornar mais frágeis e a tosse de fumante pode desencadear dor nas costas e, até mesmo, lesões.
Nosso trabalho
Se você tem que levantar ou puxar peso com frequência em seu trabalho, você tem mais riscos de sofrer uma lesão – como eu. Em contrapartida, se você fica sentado no escritório do dia inteiro e não senta corretamente, terá dor nas costas.
Leia: Como a massagem ajuda no tratamento de dor nas costas
Ninguém gosta de sentir dor e quem já sentiu esse tipo de dor nas costas, sabe que é uma sensação horrível. Os médicos buscam, antes de tudo, descobrir a causa para tratar da maneira mais efetiva possível. Algumas vezes, a causa é muito óbvia, como uma lesão. Em outros casos, a dor é real, mas pode requerer uma bateria de exames para determinar de onde ela está vindo e por quê.
Algumas vezes, a causa é muito óbvia, como uma lesão. Em outros casos, a dor é real, mas pode requerer uma bateria de exames para determinar de onde ela está vindo e por quê.
Tipos de dores nas costas
Existem três classificações comuns de dores nas costas:
Dor axial
Isso também se refere ao mecanismo da dor e é, geralmente, o resultado de uma torção ou tensão. Ela pode ser intensa ou aguda.
Dor referida
A dor referida se move de local para local. Ela está associada a mudanças relacionadas à idade na coluna vertebral, pode ser intensa e dolorosa.
Dor radicular
Essa é uma dor nervosa que, frequentemente, irradia para outros membros do nervo afetado, ou seja, pode ser os braços ou pernas, deixando-os adormecidos ou fracos. A dor causa uma sensação de queimação. Essa dor pode ser consequência de várias causas, incluindo:
- Compressão do nervo
- Inflamação
- Lesão na raiz de algum nervo da coluna
Dentro desses tipos de dores estão várias doenças. Portanto, você deve sempre consultar um médico de sua confiança, pois com dores nas costas não se brinca.
3 respostas