A ciatalgia, mais conhecida como dor ciática, é o sintoma de alguma inflamação, compressão ou lesão na raiz do nervo ciático da coluna. O resultado disso é a dor radicular.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo e é o principal nervo na parte inferior. Ele é o responsável por controlar as articulações dos tornozelos, joelhos e quadril e músculos das pernas e músculos inferiores das coxas.

Uma das causas mais comum da ciatalgia é a hérnia de disco. Se você sofre com hérnia de disco e quer aprender maneiras de curar e voltar a ter uma vida normal, leia 10 tratamentos para hérnia de disco.

Dor radicular

A dor radicular é o tipo de dor nervosa que se espalha por outros membros, como braços e pernas. No caso da dor ciática, a dor se espalha pelas pernas. Por isso, é muito comum as pessoas que tem ciatalgia falarem que a dor é uma sensação de queimação e, muitas vezes, dá para sentir em toda perna, até o pé.

A ciatalgia, ou dor ciática, é o tipo mais comum de dor radicular. As principais causas de dores ciáticas são:

• Hérnia de disco – um disco que tem ruptura e pode estar pressionando o nervo;

• Doença degenerativa de disco, que é o resultado de um envelhecimento da coluna;

• Estenose espinhal – que é o estreitamento da coluna;

• Espondilolistese – uma das vértebras escorrega em direção ao osso abaixo dela, fazendo com que o nervo fique comprimido.

A dor ciática pode ser gerada nas costas e descer para o quadril e coxa. Em alguns casos, ela pode chegar até os dedos dos pés. Isso vai depender da vértebra que está afetada. Por exemplo, se o problema é na vértebra Lombar 3 (L3), a dor irá descer para as nádegas e coxas. Se a vértebra L5 for afetada, a dor pode seguir pelas pernas, até o dedão do pé. Sendo assim, é importante diagnosticar o mais rápido possível para determinar a condição da espinha e a localização das vértebras.

Conheça os 10 Benefícios da Castanha da Índia

Sintomas da ciatalgia / dor ciática

Certos sintomas da dor ciática podem indicar uma emergência e requerem cuidados médicos imediatos. Incluindo (mas não se limitando a isso):

• Sintomas neurológicos progressivos, como dormência ou fraqueza nas pernas;
• Disfunção da bexiga e intestino, que é, a incapacidade de controlar a urina e fezes.

Esses podem ser sinais da síndrome da cauda equina, uma condição rara, marcada pela pressão estrema e inchaço dos nervos no final da medula espinhal.

Infecção ou tumores na espinha também podem causar dores ciáticas. Portanto, é importante que você não sofra em silêncio achando que isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Procure um médico.

Como aliviar a ciatalgia / dor ciática

Quando se tem uma dor ciática, antes de tudo, é importante procurar um médico para diagnosticar o que está causando a ciatalgia. Afinal, a dor ciática é apenas o sintoma de alguma doença.

Para o alívio da dor ciática, existe a opção de drogas da farmácia convencional e os tratamentos alternativos que podem ser bem efetivos. Algumas formas de aliviar a ciatalgia são analgésicos, anti-inflamatórios, remédios naturais, alimentação correta, fisioterapia etc. Para saber mais, reuni 10 tratamentos para dor nas costas.

Alguns travesseiros médicos irão apoiar melhor o pescoço. Por isso, um travesseiro, atrás das suas costas, vai dar um suporte melhor para suas costas e quadril. Além disso, você pode usar um travesseiro especial para colocar entre suas coxas para ajudar com as dores ciáticas enquanto você dorme.

Leia: 10 cuidados diários para evitar dor nas costas

Outra forma de aliviar dor ciática é melhorando a postura, dormindo e sentando corretamente e aprendendo a carregar peso sem machucar a coluna.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *